Esse blog, é uma janela para o mundo, porque são tantos destinos para uma só vida

Esse blog, é uma janela para o mundo, porque são tantos destinos para uma só vida

21 de junho de 2010

Retratos




Minha Amiga de Fé, Irmã Camarada Isabelle Tuchband está expondo em Paris, na Galerie Landrot.
Isabelle é desses seres iluminados, artista 24 horas por dia, alma atormentada que irradia uma luz toda própria e agrega amigos e admiradores ao seu redor.

Com muito Amor, elencou colaboradores, pessoas próximas e familiares em seus agradecimentos, bastante gente. Que bom, que maravilha: a gratidão é a chave da felicidade, sem dúvida.

Que honra, estou ali! Obrigada a você, querida , sempre!




Isabelle tem uma pintura figurativa, colorida e espontânea, alegre, e sempre faz retratos! De pessoas, de lugares, de situações e de si mesma. Digo retratos pois existe sempre em seu trabalho uma investigação da alma, uma reunião de objetos, quase um fetiche, como se, pela decoração, pudéssemos perceber uma parte maior, uma transcendência do retratado.




Gosto imensamente de suas experiência tridimencionais, principalmente com a porcelana.
Sempre falamos em fazer uma coisa juntas. Esse é o primeiro esboço. Selecionei do catálogo da exposição algumas peças e apresento a seguir um diálogo sem palavras, por aquelas que valem por mil: imagens.




Prato em porcelana e lustro dourado



Montagem feita com meu anel "Frida Kahlo", prata, ouro , estanho e cobre




Cores vibrantes são características no trabalho de Isabelle, mas eu adoro quando ela é BEM econômica.
Gosto muito de suas linhas.


Capa do meu catálogo, da série Auto-retratos, ponta seca sobre esmalte em vidro.


Auto-retrato com limalha e pregos, fundição de vidro e cobre


Auto-retrato metalizado, vidro e lustros metalizados.

Sempre gostei da história dos índios, que não gostavam de ter suas imagens retratadas pois acreditavam que sua alma, seu espírito pudesse ser capturado na papel...coisa para se pensar em tempos de banalização do indíviduo e superexposição na mídia.
Leio curiosa, sobre um livro que narra o encontro, na região do Crato, no nordeste brasileiro de um sociólogo alemão e um fotógrafo inglês.
Mais um caso de narrativa por imagens. "Fotorretratos" reunidos mostram mãe e filhos, avós, parentes que não nescessariamente se encontrarm numa mesma vida, estabelendo novas relaçõe entre vivos e mortos.



A retícula é casual, veio no scan, mas eu aprovei, é um photoshop espontâneo ...




Elisa Chanan e Daniel Malva fizeram uso dessa técnica, de pintar sobre a foto, em sua mais recente colaboração



E por falar em olhar estrangeiro:
Lembro do meu professor de folclore na faculdade, o Duschenes, uma alemão daqueles do século XX apaixonado pelo Brasil, pela nossa diversidade estética.
Na primeira aula ele explicou a diferença entre folclore e cultura popular. Disse que manifestações folclóricas eram apresentações congeladas e que a cultura popular, por estar viva, se transformava , incorporando elementos, transformando-se continuamente.
Espoir Kenedy, pintor de placas de barbearia africano, daquelas, sabe? que todo mundo adora, como artista popular não foge à regra. Refugiado de guerra do Burundi, carrega nas cores e usa sua experiência em barbearias para caprichar em detalhes de tranças e cacheados usados por ídolos africanos e latinos na Copa.




Um comentário:

Unknown disse...

oi elisa! que legal o seu blog!

você viu um desenho que eu fiz da jade? tá nas minhas fotos do facebook.

beijos de quem te adora!
lucas