Personalidade Paulistana: Elisa Stecca
4 de maio de 2010O sonho da nossa Personalidade Paulistana desta quinzena, a designer de joias Elisa Stecca, sempre foi morar numa casa de vila. Felizmente, há 13 anos, ele se concretizou. Por acaso – ou por obra divina, nunca se sabe-, Elisa encontrou o lugar onde vive atualmente justo quando soube que o contrato firmado para alugar um apartamento próximo dali havia dado errado.
Hoje, a designer mora com suas duas filhas pré-adolescentes Jade, de 11 anos, e Luz, de 10, e por isso chama sua casa de “castelo das princesas”. Antes de se mudar para o local, enfrentou seis meses de reforma para deixar a casa do seu jeito. Elisa faz questão de dizer que ali é um espaço lúdico, para que suas meninas e seus amigos se encontrem e se divirtam, num clima bem descontraído e sem nenhum tipo de frescura – os ambientes são para serem usados mesmo!O Living Design foi pessoalmente conhecer o “castelo” de Elisa. Vamos entrar?
Quando se entra na casa, o primeiro cômodo pelo qual se passa é o hall – na verdade, o cômodo era uma pequena sala de estar, mas foi transformado numa simpática área de passagem. As paredes amarelas são, junto às do lavabo, as únicas coloridas. O lustre foi comprado do bairro da Liberdade.
Elisa adora ter a casa cheia. Um dos lugares em que ela reúne os amigos é na sala de jantar, que tem cadeiras originais dos anos 60 (as capas são trocadas periodicamente) em volta de uma autêntica mesa do designer finlandês Alvar Aalto. Para sobrar mais espaço, Elisa elaborou uma solução criativa: pendurou copos transparentes no lustre que servem de vasos para exuberantes flores. O espelho redondo é um dos xodós da designer.
À esquerda, a tela de Loio Pérsio foi um presente para suas netas – as filhas de Elisa. No corredor, a designer criou estantes para acomodar livros e jogos de Jade e Luz. O espaço também é usado por elas como sala de estudo.
A escada que dá acesso aos quartos tinha um carpete, retirado pela designer, que fez ela mesma o decapê dos degraus. As telas azuis eram um painel só, de autoria de Artur Lescher. Elisa o dividiu em quatro, com a devida autorização do artista. O cavalinho um toque vintage ao ambiente.
Pintar o lavabo de vermelho foi uma ideia de Elisa, que ficou muito satisfeita com o resultado. Uma foto ampliada de uma peça da designer traz charme ao espaço. Para ela, que define seu estilo como “arqueológico urbano”, a casa tem que ter personalidade.
No living, sua mais recente aquisição: a cadeira Charles e Ray Eames, comprada na Tok&Stok. O banquinho redondo foi feito pelos irmãos Campana antes deles serem conhecidos pela maioria. Quando Elisa o comprou, os designers a homenagearam dando seu nome à peça.
O banco de madeira é, na verdade, um porta-partituras colocado na horizontal.
As cadeiras Tenreiro dos anos 50 ganharam ares contemporâneos com suas almofadas forradas de tecido automotivo. O carrinho de chá é uma réplica do início do século XX. Nele, estão a luminária feixe e as luminárias criadas por Elisa em parceria com o fotógrafo Jacques Faing.
A cozinha integrada aos demais ambientes da casa (ela dá acesso livre ao living, ao espaço de estudos e ao pátio interno) foi ideia de Elisa – ela adora cozinhar. Na geladeira, fotos com as filhas e os amigos. O lustre oriental, comprado na Liberdade, é trocado sempre, para manter o espaço renovado.
A bancada, que fica na entrada da cozinha, é o local preferido da designer para fazer seus trabalhos domésticos. Nela ficam o prato com seu “retrato”, feito por uma amiga, um vaso desenhado por ela (com as flores amarelas) e o vaso colorido, herdado da avó.
O pátio interno é o lugar onde Elisa, Jade e Luz se reúnem para seus chás – e para brincar, claro. A luz natural é bastante convidativa, e a designer a aproveita para cultivar alguns temperos como alecrim e manjericão.
- Faz uns quatro anos que Jaques Faing e eu trabalhamos juntos.
- Ele é o autor de vários dos meus convites, retratos e material de divulgação e site.
- Nesta coleção, demos um novo rumo `a nossa parceria.
- As fotos, além de registros, passam a fazer parte dos objetos como elemento da composição.
- Assim, as pedras que uso em meu trabalho foram capturadas em movimento, essas mesmas "pedras rolantes" foram impressas em diferentes superfícies como acrílico, laminado e tecido, que deram origem a roupas, utilitários, luminárias e móveis, voltaram a ser objeto.
- Esta coleção é um ponto de partida para outras. Funciona também como mostruário, sugestão de tema, já que uma das vantagens de trabalhar com fotos é a infinita possibilidade de customização temática.
- Podemos fazer uma peça com uma paisagem, um retrato de familia, uma flor....
Adorno de ombro com ágata gigante e bronze banhado a ouro rosa
Tiara aberta em bronze e ônix branco , poncho com estampa de pedra, mesa lateral com pé de banco de bateria
Bracelete em ônix branco, vestido com estampa de pedra e mesa de centro com rodízios
Vestido estampado e maxi colar de ágata e bronze banhado a ouro rosa
+
"Modelos e registros " foi o tema da primeira edição do evento +. Reunião de moda, fotografia , design e artes plásticas num mesmo endreço: Al. Franca
MODELOS E REGISTROS
Designers e fotógrafos apresentam trabalhos criados em conjunto num crossover de referências e informações. Reunindo moda, fotografia, design e arte em um único espaço.
Elisa Stecca e Elisa Chanan, fiéis a proposta inicial de mobilidade e interferência de outros universos além da moda em sua loja. Apresentam projetos em conjunto com os fotógrafos Jaques Faing e Daniel Malva.
Stecca e Faing rompem a fronteira entre fotografia e objeto, desenvolvendo uma linha de móveis e roupas estampadas com imagens produzidas pelo fotógrafo a partir de pedras brasileiras e jóias criadas pela designer, lançando a coleção "Like a Rolling Stone".
Elisa Chanan e Daniel Malva compartilham a hibridez de seus trabalhos e desenvolvem um ensaio utilizando técnicas fotográficas do séc. XIX, no qual as imagens captadas pelas lentes terão interferências de pintura à mão, feitas pelo próprio Daniel.
Esta união nasce com a promessa de ser um exercício constante para Chanan e malva, visando à medida do tempo, conquistar novos espaços e formas, sempre buscando uma evolução.
Renato de Cara faz um recorte do seu acervo fotográfico, trazendo trabalhos de diversos artistas como, por exemplo, Armando Prado, Daniel Malva e Roberto Setton, expondo-os em um pop up de sua Galeria Mezanino.
Carolina Glidden-Gannon e David Pollak da D'AROUCHE junto a Henrique Gendre revelam o universo néglíge com a jovem atriz NathaliaZemel e o dj Diego Almeida traduzindo o nightgown para uma versão contemporânea, tirando a roupa íntima do quarto e criando um mix sweet hard .
O evento foi assim: Simone Monte e eu
com tapa -olho de porta -copo
luminária, porta copo e bandeja
vitrine
Cristofane
Celia Saito
Lucia Tavares , Armando Prado e Estela Alcantara
Paulo Tadeu
Isto é GENTE por Silviane neno
Cobertura completa, + gente /portal mundo - clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário